protótipo v1: sequencia de alerta
protótipo v2: alerta visual e sonoro com indicação do tempo de viagem
Perguntas e respostas
1. Descrição
Dispositivo que mantém o estado de alerta e atenção de motoristas, com indicação do tempo de viagem.
2. Como funciona e quais são as aplicações?
O aparelho emite sinais visuais e sonoros periódicos em um padrão que estimula a atenção. Tem aplicação em situações monótonas onde seja preciso manter os níveis de atenção, como é o caso do motorista dirigindo na estrada.
3. Como surgiu essa ideia?
Surgiu da constatação de que grande parte dos acidentes de trânsito são causados por sonolência. O objetivo é minimizar o risco de acidentes emitindo um sinal para manter o motorista alerta durante a viagem.
4. Qual é a diferença entre alerta e alarme de detecção de fadiga ?
Na detecção de sonolência o acionamento do alarme pode ocorrer tardiamente e não evitar acidentes, pois a probabilidade destes ocorrerem aumenta na condição de fadiga do motorista, ou seja, o alarme é emergencial. Alertas periódicos são mais eficientes para manter o nível de atenção do motorista ao longo da viagem, ou seja, o alerta é preventivo. Entretanto, ambos podem trabalhar em conjunto de forma aumentar a eficiência do sistema.
5. Em que está baseado?
A sequência gerada pelo dispositivo baseia-se no impulso bioelétrico que envolve o mecanismo cerebral de alerta e atenção, tem duração de até 8 segundos e está sub-dividido em 3 fases que se repetem em ciclos:
1a.) Sensação de cansaço;
2a.) Memória das preocupações anteriores à viagem;
3a.) Fixação dessas referências na memória: é quando dizemos que ficamos “no
automático”, mais suscetíveis à divagações;
Esses ciclos de ansiedade repetitivos diminuem as sinapses e os neurotransmissores, causando fadiga psíquica e levando a sonolência. A emissão de um alerta de mesma duração interromperia esse mecanismo de ansiedade, resgatando o nível de atenção.
No aparelho essas 3 fases são demarcadas por sinais luminosos e sonoros cuja sequência é iniciada com a ignição do veículo e repetida em intervalos cada vez menores até que o veículo seja desligado, acompanhando a curva natural da perda de atenção ao longo do tempo.
Mais detalhes no post ¨Gerenciamento do risco de fadiga em motoristas":
https://physiocadential.blogspot.com/2017/03/gerenciamento-de-risco-de-fadiga-em.html
6. Esses tempos valem para todo mundo?
De fato, pessoas mais ansiosas apresentam esses ciclos mais curtos. Além desse aspecto individual, os intervalos entre os acionamentos podem ser menores nos períodos em que estaticamente a ocorrência de sonolência é maior. Os tempos ajustados no aparelho são uma média e podem ser ajustados conforme o perfil do motorista para melhor eficácia.
7. Há comprovação científica?
O mecanismo cerebral é fato comprovado cientificamente, mas a eficácia do aparelho é empírica.
Observamos que, como o acionamento da sequência ocorre inesperadamente, há um sobressalto e uma reação de reflexo com consequente conscientização do motorista, o que o mantém desperto ao longo do tempo de viagem.
Um estudo mais aprofundado incluiria o monitoramento de funções fisiológicas como pulsação cardíaca e/ou neurológicas, efetivamente indicando o resgate da atenção na passagem pelas fases sono-vigília.
8. Existe alguma razão para as cores e sons?
Os sons formam uma escala harmônica ascendente que ajuda no resgate da atenção sem remeter a outras sensações que uma melodia poderia causar. As cores são os correspondentes físicos dos intervalos sonoros.
9. Quais são as formas de aplicação?
Encontra aplicação em situações onde seja necessário manter a atenção por longos períodos. Para segurança de trânsito pode ser implemementado na forma de acessório automotivo autônomo, integrado no painel de instrumentos do veículo, no navegador GPS ou embarcado em sistemas de direção assistida (ADAS).

Nenhum comentário:
Postar um comentário