As cores são a parte do espectro visível da luz e são sem dúvida um importante elemento que pode trazer benefícios ao equilíbrio emocional. Baseado na relação entre som e cor definida por Pitágoras, esse projeto visa oferecer uma oportunidade inédita quanto à iluminação de ambientes.
O argumento do som fica aqui apenas relacionado com os valores cromáticos oferecidos pelas escalas musicais. Assim, uma combinação de cores deve obedecer às combinações que formam acordes de três notas (tríades harmônicas) como proposto pela harmonia musical, respeitando-se um intervalo entre as cores da mesma forma que o existente entre as notas.
Os padrões de cores que estabelecem essa harmonia são:
Vermelho (Do), Laranja (Ré), Amarelo (Mi), Verde (Fá), Azul (Sol), Lilás (Lá), Violeta (Si)
Aplicação em projetos arquitetônicos
As atuais tecnologias de LED propiciam grande flexibilidade de design e de programação de cores, tanto em ambientes internos quanto externos.
As aplicações em projetos de iluminação de ambientes são inúmeras, podendo estar integradas ao projeto de automação de uma residência e conectadas à sensores de presença e variáveis de ambiente tais como intensidade sonora, luz e temperatura, adequados à ocupação e uso específico do espaço, de forma a criar cenários de iluminação que proporcionem bem-estar, praticidade de operação e economia.
Podem estar em elementos arquitetônicos como degraus, corrimão, luminárias, sancas, arandelas, rodapés, paredes, teto de gesso, drywall, luminárias ou lâmpadas LED programáveis.
Alguns ambientes internos e elementos de projeto que podem receber este tipo de iluminação são:
1) Escadas e corredores de acesso (vermelho–amarelo–violeta): circulação de pessoas.
2) Cinemas e teatros, galerias de arte (lilás–vermelho–amarelo): estímulo à experiências áudio-visuais.
3) Bares e restaurantes (violeta–laranja–verde): estímulo ao paladar.
4) Salas de estudos, auditórios, bibliotecas (azul–violeta–laranja): ambientes onde seja necessário silêncio e concentração
5) Lojas (violeta-vermelho–amarelo)
6) Clínicas e hospitais, consultórios (laranja–verde–lilás): salas de espera e recuperação de pacientes com iluminação antiestresse através de estímulos visuais e sonoros.
7) Luminárias com cores, sons cadenciados e para meditar:
Conclusão
A iluminação ambiente deve estar adequada à finalidade do espaço. Com a atual tecnologia de LEDs é possível criar cenários apropriados através da programação de cores e sons, harmonizando e valorizando o ambiente ao trazer bem-estar aos usuários.








Nenhum comentário:
Postar um comentário