O ritmo, elemento dinâmico e fundamental da música, é inerente a todo ser humano. Processos vitais como pulsação cardíaca, movimentos respiratórios, ritmo circadiano, etc manifestam-se através dele e por ele são regidos. Assim, há um inegável benefício a ser oferecido para promoção da saúde, bem-estar e relaxamento ao estabelecermos um padrão de cadência apropriada de movimentos exteriores para a sincronia da atividade interior do corpo.
Ao sincronizar tais movimentos em padrões cíclicos estabelecemos uma "Onda Rítmica Simpática", coordenando numa só cadência movimentos físicos (externos) e fisiológicos (internos) (entrainment). Ocorreria então uma sincronia do sistema glandular, onde cada glândula está em sincronia com as demais (chakras) como instrumentos numa orquestra, tendo o hipotálamo como maestro.
Sincronizando a cadência corporal
Manifestações de ansiedade provocam um desequilíbrio temporário ou crônico no funcionamento glandular, causando enfermidades. As glândulas endócrinas que produzem e despejam os hormônios diretamente na corrente sanguínea precisam ter suas funções reequilibradas.
Imaginar uma “viagem” interna percorrendo um circuito pelo corpo é estabelecer um comando consciente que sincroniza movimentos físicos (externo) com fisiológicos (interno), criando uma cadência corporal completa saudável à corrente sanguínea e aos diversos órgãos abastecidos por ela. Assim, ao internalizar uma cadência externa inverte-se o comando que partia do exterior para o interior, restabelecendo impulsos internos que reequilibram o corpo e reduz níveis de ansiedade.
Copyright "O Sincronizador de Cadência Corporal"
ver artigo completo
“Usar a música para se sentir equilibrado em qualquer ambiente é uma forma de aprender a
conviver consigo mesmo, estabelecendo como conseqüência condições saudáveis de inter-relação.”
conviver consigo mesmo, estabelecendo como conseqüência condições saudáveis de inter-relação.”
Anna Cecília Müller Corrêa - Musicoterapeuta - apostila de aula


